Quadros são uma das formas mais tradicionais de decoração. Mas ao invés de fixar os painéis de maneira aleatória nas paredes, que tal fazer uma composição?

Investir em conjuntos de gravuras, fotos, desenhos ou pinturas podem transformar o espaço e levar mais vivacidade para sua casa. As composições podem ser instaladas em todos os cômodos: sala, quarto, escritório, nos corredores, na cozinha e até no banheiro. As opções são ilimitadas, mas antes de ir às compras e começar a fixar as imagens, confira quatro dicas sobre composição de quadros.

 



1) Estabeleça um padrão
As imagens e as molduras podem ser de estilos diferentes, mas é importante seguir um padrão para não parecer que os quadros foram colocados sem planejamento. Por exemplo, selecione todas as fotos em preto e branco, as molduras da mesma cor ou do mesmo modelo. Considere a decoração do espaço e siga a mesma linha na composição. Uma sala clássica pede um conjunto de fotos mais tradicional. Molduras coloridas podem não combinar nessa ocasião.

2) Alinhamento
Invista em formatos diferentes nos quadros e nas molduras, opções verticais e horizontais, simétricos ou assimétricos, por exemplo. Porém, é importante que o conjunto siga um padrão de alinhamento, seja ele superior, inferior ou central.

Composições simétricas combinam com ambientes clássicos e formais, pois transmitem seriedade. Os conjuntos assimétricos são modernos e uma boa opção para tornar o espaço mais despojado.

 


3) Posicionamento
O centro da composição deve ficar entre 1,60m e 1,70m do chão. Essa altura faz com que a maioria das pessoas não precise desviar o olhar para ver as imagens. Se for fixar o conjunto na mesma parede do sofá ou da cabeceira da cama, coloque os quadros a 25 ou 30 centímetros acima dos móveis.

4) Experimente antes
Antes de fixar os quadros na parede teste várias composições no chão ou tire fotos e monte no computador. Depois que furar a parede, mudar de opinião será bem mais trabalhoso. Defina a versão final, fotografe o conjunto e só então reproduza na parede, de forma definitiva.